Um jeito único de ver o mundo...

domingo, 18 de maio de 2014





É com esse pequeno trecho que podemos iniciar nosso bate-papo de hoje. Se você anda atualizado sobre as noticias, com certeza deve ter visto que neste final de semana, na cidade de São Paulo ocorreu a décima Virada Cultural.
Para quem não faz ideia do que seja, a Virada Cultura é um aglomerado de atrações culturais totalmente grátis e abertas ao público, que trás como proposta a exposição pluralizada e expansiva de cada faceta  da cultura, tais como: dança, música, teatro, circo, museus, artes, enfim...


Um prato cheio para quem sempre vive procurando programas culturais para enriquecer seu final de semana. Eu como marinheiro de primeira viagem, sem saber ao certo como funcionava, fui participar.


Aliás, antes de sair de casa não estava com muita expectativa.  Apesar de ter visto no site vários programa bem interessantes,  acho difícil alguém ficar tão entusiasmo  quando se sabe que a tua ida a tal lugar, vai ser uma ida solitária. Não que eu me importe em ter a presença de alguém, só acho que momentos compartilhados são momentos mais ricos. Claro, isso só acontece quando temos certa afeição e compartilhamos algo genuíno pela outra pessoa.


Esse lance de ir a um determinado lugar com um punhado de gente, sendo que maioria delas você não tem mínima intimidade e também não gosta, comigo não rola. Gosto mais de seguir aquela velha máxima que diz o ditado “antes só do que mal acompanhando”.


Outra coisa também, se você é um desses que não vai a um lugar que gostaria muito de ir, por um simples motivo de não ter companhia, acredite, você esta sendo um tremendo de um ótario(a).


Penso eu, que a pior coisa que existe é você depender de alguém para trazer a sua felicidade. Acredite meu caro(a) o seu estado de felicidade é você quem faz.


As pessoas andam babacas demais com suas futilidades, as conversas cada vez mais estão sempre em torno do “tudo eu” ou “ou tudo aconteceu por minha causa”, tudo desculpas, tudo esnobismo e tudo um monte de coisas que não acrescentam em nada...


Sorte que temos as artes e a cultura para afastar nosso olhar desse tipo apequenamento. Não sei de quem foi a ideia da Virada, mais confesso que fiquei muito contente em ver tantas pessoas na rua procurando e se alimentando da cultura. Mesmo odiando filas, ver aquela fila imensa dando volta no Teatro Municipal, voltas lotadas de pessoas, principalmente de jovens,  me tirou um sorriso desapercebido.


O que mais me encanta é essa diversidade que este tipo de evento proporciona, é de alegrar qualquer um que já teve um contato íntimo com os estudos de cultura. Essa riqueza na pluralidade, essa troca, é o que engradece o evento. 


E mesmo vagando isoladamente, fiquei naquela ânsia (após assistir o primeiro programa)  de querer provar todos os outros restantes. Pena que o tempo é curto, e muitos estão sendo apresentados simultaneamente no mesmo horário.


Pelo balanço geral, mesmo após ficar mais de 12 horas fora de casa, creio que tive um noite muito afortunada. Vou compartilhar as experiências que tive com vocês, uma pincelada rápida sobre os programas,  tive a honra de acompanhei três espetáculos lindíssimos de dança, uma peça de teatro (as 4h da matina), um musical de mpb dentro do Teatro Municipal ( que por sinal, é deslumbrante por dentro) e por fim acompanhei um o show da banda que mais ando escutando ultimamente. Sim é essa que mencionei no outro post, o Teatro Mágico.


Show marcado para as 6horas da manhã, pensei que não iria dar ninguém, me enganei profundamente. Próximo à estação da Luz, mesmo sendo nesse horário, os fãs já estavam em peso fazendo vigia pela banda. E não estou falando de pouca gente, estava lotado.


Sobre o show não tenho o que comentar, foi bom demais.  A voz embalando a melodia, a presença empolgante do pessoal  vibrando junto, mesmo no frio do nascer do dia, foi uma experiência sem igual.


Se pudessem ouvir minha voz agora, saberiam do tanto que cantei hoje cedo. E olha que nunca imaginei em ir num show neste horário.


Enfim, a Virada Cultural mesmo sendo a minha primeira vez, já me deixou com um gostão de quero mais. Quem pudera ter essa celebração mágica todos os finais de semana.


Com toda certeza iria enriquecer muito mais aqueles que tiveram disposição para participar como eu tive e muitas outras tiveram. Se você ficou com vontade, sinto-lhe informar mais ela acabou neste domingo, porém para sua alegria e para a minha também, ano que vem tem mais!


Quem venha mais programas como este...